segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Atacama - Salar do Atacama, Laguna Chaxa, Toconao, Lagoa Cejar, Ojos del Salar e Lagoa Tebenquiche.

Hoje foi dia do Salar do Atacama, Laguna Chaxa, Socaire e Toconao. O passeio completo inclui as Lagunas Antiplânicas, mas por causa da neve a estrada estava fechada. Esse tour foi feito com a Inca North. O guia Paulo, que falava português, nos pegou no hotel às 6h45. Passamos pelo Salar do Atacama, onde paramos no ponto em que passa o Trópico de Capricórnio.


Depois fomos ao povoado de Socaire para o café da manhã, que foi servido em uma pequena estalagem. Não espere uma super refeição, só o básico mesmo. Dali partimos para a Laguna Chaxa que abriga uma reserva de flamingos. Foi o lugar mais bonito do passeio. Que visual!




Por último visitamos em Toconao um povoado histórico. Sinceramente não achei graça, salvo um desenho rupestre na pedra. Reparou nas anteninhas?


Também passamos em uma casa onde a moradora cria duas lhamas. Você vai lá, dá comida pro bichinho, tira algumas fotos e compra um artesanato pra contribuir. Mais turistão impossível!



Terminamos com uma parada na estrada onde há uma grande área arborizada no meio do deserto. Parece que foi projeto de um governo anterior fazer esses oásis. Mas acabou como várias outras ideias interessantes acabam, o governo que veio depois desistiu de investir no projeto.


À tarde fizemos o tour Lagoa Cejar, Ojos del Salar e Lagoa Tebenquiche. Novamente o ponto de encontro foi na agência às 15h e de lá nos encaminharam para a Viva Atacama, com quem fizemos o tour. A guia foi muito simpática. Começamos pela Lagoa Cejar, que pelo seu alto grau de salinidade não te deixa afundar na água. Como estava beeem frio, não mergulhei. Mas acho que deve ser bem legal. E o sal não é problema, pois há duchas de água doce em um lugar próximo.


Tinham outras lagoas próximas, mas com muita lama em volta e só chegamos mais perto porque estávamos com botas de trilha. Agora, essa moça aí não perdeu a pose. Muito elegante.



De lá seguimos para os Ojos del Salar, que são dois cenotes. Tal formação geológica consiste em uma cavidade natural que deixa exposta águas subterrâneas. Em outras palavras seria uma espécie de poção de água doce. Também era possível mergulhar, a guia só pediu para tomar cuidado por causa da profundidade (mais de 200 m). Infelizmente nenhuma foto ficou boa.

Agora o Grand Finale foi a Lagoa Tebenquiche. ESPETACULAR! Não tenho palavras para descrever esse lugar, apenas que foi uma das paisagens mais incríveis que já vi. Melhor ver as fotos.




Quer saber mais? Acesse os outros posts

San Pedro do Atacama e tour astronômico


Vale da Lua


2 comentários:

  1. Fotos muito bacanas! Lugar mágico. Parabéns pelo blog. Informação direto ao ponto!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!