domingo, 27 de setembro de 2015

Dublin - Castelo, Biblioteca Chester Beatty, Catedral de San Patrick e Guiness




Hoje seguimos para o outro lado da cidade. Visitamos o Castelo de Dublin. Não é muito antigo, mas o grande salão impressiona. Fala mais da Insurreição de Páscoa em 1916 (Easter Rising), quando rebeldes insurgiram-se contra o domínio britânico. Seu quartel general foi a sede dos correios (General Post Office) na O'Connell St, onde ainda se pode ver as marcas de tiro na fachada.  Eles chegaram a declarar a independência do país, porém em poucos dias todos foram presos pelo governo britânico e os líderes condenados à pena de morte. No início o movimento não teve muito apoio popular, porque houve mortes, muita gente machucada e um caos total na cidade. Mas diante da reação violenta do governo britânico os revolucionários acabaram virando heróis nacionais e o movimento pela independência ganhou força e acabou culminando no seu reconhecimento alguns anos depois. 




A parte mais antiga do prédio,  a torre e a capela, só podem ser visitados com o tour guiado e nós não tínhamos tempo para esperar o próximo.


Atrás do Castelo tem um museu imperdível, achei o melhor de todos, a Biblioteca Chester Beatty. O nome vem do dono do acervo que doou sua coleção de livros raros para o Estado. São livros do mundo inteiro, alguns com belos desenhos e decoração, além de uma bíblia do século  II, a segunda mais antiga do mundo. Infelizmente não era permitido fotos. Tem um café no local.

Seguindo o roteiro visitamos a Catedral de San Patrick. Muito imponente. 






Um dos pisos mais belos que já vi em igrejas.



Homenagens a diversos soldados irlandeses que lutaram e morreram pelo império.
Bandeiras originais com mais de 200 anos de diversos regimentos britânicos que lutaram pelo império.
Aqui temos as mais antigas.

Piso original.
E uma pequena biblioteca ao lado, a Marsh's Library. O interessante é que há 300 anos ela permanece igual. É para quem gosta desse tipo de lugar, onde você sente o cheiro da madeira e fica imaginando as pessoas que passaram por ali, usaram aqueles móveis e livros que continuam no mesmo lugar. Frequentadores famosos: Bram Stoker, autor de Drácula, e James Joyce, um dos escritores mais reverenciados da Irlanda. 

Dica: Você já ouviu falar em Bloomsday? 
A obra mais famosa de James Joyce, Ulysses, é considerada um marco na literatura moderna da língua inglesa. Ele faz uma espécie de paródia da Odisseia de Homero, restringindo todos os acontecimentos a um único dia: 16 de junho de 1904 (em mais de 900 páginas). A história se passa em Dublin e no lugar do herói grego Ulisses está Leopold Bloom. Todo dia 16 de junho comemora-se o Bloomsday, quando há eventos pela cidade sobre o livro e os dublinenses aproveitam para beber e celebrar a vida do autor.


Terminamos o dia visitando a Guinness Storehouse. Impressionante a estrutura desse lugar. Simplesmente fantástico. E a vista da cidade que se tem do bar no 7o andar é imperdível. 






Como faziam os barris.

O meio de transporte no passado.





Propagandas belíssimas e criativas
Mais propagandas. Aqui são apresentados vídeos de propagandas antigas.
A cereja do bolo. O ingresso dá direito a um pint de Guinness.
O bar fica no topo do prédio e garante um visual da cidade de 360 graus.
A visitação fica dentro da fábrica da Guinness.
Na volta para o hotel ainda passamos no pub mais antigo da Irlanda, o Brazen Head  (20 Lower Bridge St. Dublin 8). Muito legal. Ele existe desde 1198. Encontramos um brasileiro trabalhando no bar. Ele disse que os shows lá são animados. Fica a dica.


O Pub mais antigo da Irlanda (desde 1.198)


Veja também:

Dublin - Pubs de Temple Bar

2 comentários:

  1. Só lugar interessante. A St. Patrick's Cathedral é realmente linda. Não dá pra não visitar.

    ResponderExcluir
  2. Oi Johnnie! Com certeza, visita obrigatória. Aliás, todo o país é incrível. Vale a pena conhecer. Abraços.

    ResponderExcluir

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!