segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Dublin - Trinity College, James Park e museus



Começamos o dia pelo Trinity College. O campus da universidade mais antiga da cidade tem belos prédios. Foi fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I. Oscar Wilde e Bram Stoker estudaram aqui.


Aqui a atração principal é o Book of Kells, um livro católico do século XIII com pinturas belíssimas chamadas iluminuras. Esses livros eram feitos nos mosteiros para serem usados internamente. É muito raro encontrar um em bom estado como o de Kells, por isso sua fama. No pequeno museu só ficam expostas 2 páginas do livro que são substituídas de vez em quando. Mas o interessante é sua história e as explicações de como eram produzidos os livros naquela época. Outra atração é a biblioteca com altas estantes e um teto abobadado. O ingresso inclui ambos.





Dali seguimos para o James Park, uma área verde no meio da cidade super agradável e com lindos jardins. 







Almoçamos no entorno da rua Grafton St., onde se concentra o comercio da cidade.



Depois visitamos o Museu Nacional de Arqueologia. Tem peças vikings, egípcias e celtas. É grátis.  








Após seguimos para a National Gallery. Pena que chegamos muito em cima da hora e não conseguimos ver tudo. Mas eles possuem um bom acervo incluindo um Vermeer. Também é gratuito.

Mas o melhor do dia foi ver a comemoração dos irlandeses pela final do futebol gaélico, que é uma mistura de futebol com rugby. O estádio tem um gol comum e o gol do rugby e eles jogam com as mãos e os pés. Muito estranho. A final foi entre os times de Dublin (the boys in blue) e o de Kerry (verde e amarelo). Nas ruas todo mundo estava uniformizado, as casas tinham bandeirinhas nas fachadas e nos carros também. 


Dublin x Kerry. Torcemos pelo Kerry devido as cores, claro!!

O time de Dublin ganhou e os torcedores ficaram enlouquecidos. Parecia final de Copa. Os pubs lotados em pleno domingo. Eles cantavam, dançavam e bebiam muito. Uma baita festa. Legal que o pessoal de Kerry era alvo de gozação nos pubs e não estavam nem aí. Tudo na maior paz. Não vi um sinal de briga. Incrível!


Pub oficial dos vitoriosos torcedores dublinenses.

Nesse dia jantamos no restaurante Elephant e Castle. Comemos um ótimo peixe. Aliás, não imaginei que comeria tão bem por lá.

Ainda fomos em um pub bem tradicional chamado John Mulligan’s. Estava a maior festa também. Acho que a noite acabou tarde nesse dia para os dublinenses.



Veja também:

Irlanda- Leia antes de embarcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!