sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Killarney Park - Mukross House, Ross Castle e Gap of Dunloe




Nossa intenção era fazer o Ring of Kerry, mas a previsão do tempo para lá estava muito ruim. Esse must see da Irlanda ficou para uma próxima viagem.

Dica: O Ring of Kerry é uma rota cênica circular de 170km que passa entre lagos, cidadezinhas e segue beirando o mar em alguns pontos. O ideal é pernoitar em uma das cidades do caminho para fazer o circuito com calma. Não tem tempo? Dá pra fazer um bate e volta a partir de Killarney, que seria o início da rota. É cansativo e meio corrido, mas dizem que vale. Reserve o dia inteiro. 

Decidimos fazer o Parque Nacional de Killarney, onde o clima prometia ser mais amigável. Na verdade ele fica no início do Ring of Kerry. O passeio segue por uma estrada linda em meio a lagos, colinas e muito verde. Pra quem gosta de trilha é o lugar. Infelizmente não tínhamos tempo pra isso. 


Tudo muito sinalizado e seguro.


Nossa primeira parada foi no Ladies View, que segundo contam tem esse nome por causa da Rainha Vitória, que esteve lá com suas damas de companhia e todas ficaram maravilhadas com a vista. E quê vista! 


Desse ponto voltamos e paramos na cachoeira Torc. São só 200m de trilha fácil até essa linda queda d'água. 

Aqui você estaciona o seu carro sem problemas.
Inicia a caminhada e admira a paisagem.
Não disse que....
..era para admirar a....
...paisagem?

Um km depois vc já vê a entrada para a Mukross House, palacete construído no início do sec. XIX que virou museu. A entrada para os jardins é gratuita e o estacionamento também. Fica na beira de um lago com um grande campo gramado na frente. Atrás da casa tem um jardim muito bonito e um restaurante. Há também uma espécie de fazendinha. O tour pela casa é pago e guiado. O interior é interessante e o guia conta detalhes da vida ali, inclusive sobre a visita da Rainha Vitória, a qual ficou hospedada na propriedade. 







Quem quiser pode fazer uma trilha até as ruínas de uma antiga abadia ou contratar uma charrete para fazer o passeio. 

Dá para sentir o clima da época.

Seguindo nosso roteiro passamos pelo Ross Castle, o qual só manteve duas torres originais. Não tivemos interesse em entrar. Ele fica na beira de um lago e de lá sai um passeio de barco. Mais um que não deu pra fazer, mas deve ser muito legal, pois a região é lindíssima. 



Nossa última parada do dia foi o Gap of Dunloe, que se trata de um caminho entre colinas e lagos pontilhado por ovelhas aqui e ali. No hotel disseram que poderíamos ir de carro, mas que a estrada era muito estreita e que as charretes, que cobram €50 pelo passeio de 45min, não facilitavam a vida dos carros para passar. A solução seria ir depois do horário de funcionamento das charretes ou fazer o passei a pé. A trilha levaria 1h30 ida e volta. Chegamos no ponto indicado para estacionar o carro, que é ao lado de um pub antigo chamado Kate Kearneys Cottage


Na entrada da trilha ficam as charretes e eles colocaram uma placa extraoficial dizendo que a circulação de carros só era permitida após 18h. Decidimos encarar a caminhada, mas durante o passeio vimos vários carros passando pela estrada antes desse horário.


O caminho é um só, não tem erro, porém não havia placas indicando onde estávamos. Tentamos chegar até o mirante principal, mas depois de mais de uma hora de caminhada desistimos e voltamos. Passamos por lagos e pontes com lindas vistas.







Não se assuste. Os animais são identificados através de marcações coloridas.

O Gap of Dunloe ao fundo.

Dica: Melhor ir de carro. Àquela hora já não havia mais charretes na pista e ela tinha pontos de recuo para o caso de passarem dois carros. Era só seguir devagar e com cuidado. 

Chegamos mortos e sedentos ao pub no início da trilha. Claro que paramos para um chope.

Na volta da caminhada....a recompensa!

Nosso jantar foi em um restaurante simples de frutos do mar, o Quinlans Seafood BarComida saborosa, ambiente despojado e preço bem convidativo, ou seja, um típico BBB. Ótimo para provar o tradicional Fish and Chips.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!