quarta-feira, 6 de agosto de 2014

San Pedro do Atacama e Tour Astronômico


Essa construção no meio da foto é a sede do projeto ALMA
O Atacama é considerado o deserto mais alto e seco do mundo. Localizado no norte do Chile, possui uma geografia única, com seus vales, lagunas e salares, tudo isso emoldurado pela Cordilheira dos Andes e suas dezenas de vulcões, alguns ainda em atividade. Um em especial parece que te acompanha o tempo todo, o Licancabur. Com quase 6.000m de altura, impossível passar despercebido. E o céu? Parecia que faltava espaço para tanta estrela. Com certeza, um dos lugares mais fantásticos que conheci. Mas chega de tentar descrever o indescritível. Veja as fotos para ter uma ideia, porque para saber como é de verdade só pessoalmente mesmo.

Dia 26/05/2014

Chegamos em Calama e encontramos o aeroporto em obras. Mas isso não causou grandes transtornos. O desembarque foi rápido e as malas chegaram só um pouco empoeiradas. 
A viagem para San Pedro do Atacama foi tranquila e a paisagem já mostra um pouco do espetáculo da natureza que você vai assistir nos próximos dias. A novidade foi ver neve no caminho.


Soubemos, então, que havia nevado muito há dois dias, coisa que não acontecia há muitos anos (uns falavam 20 anos, outros 30 ou 60, não deu pra saber ao certo) nessa época do ano. Conclusão: alguns lugares ficaram congelados e passeios foram suspensos. Ficamos super decepcionados, mas depois de saber que dois dias antes a cidade estava intransitável, que todos os passeios estavam suspensos e que nosso hotel ficou sem água quente, começamos a achar que foi muita sorte nossa chegar naquele dia.
Depois de instalados, fomos reservar os passeios e conhecer a vila. As ruas são de terra e havia muita lama por causa da neve derretida. Há várias lojinhas de artesanato e restaurantes.

Tem uma praça onde ficam uma igrejinha, o Museu Arqueológico R. P. Gustavo Le Paige e a entrada para a feirinha de artesanato.





À noite reservamos o Tour Astronômico da Obs Space. Li em vários sites que era o mais legal, pois possui os melhores telescópios. Segundo me disseram, a vantagem dos demais tours é a quantidade menor de pessoas. Embora tivessem umas 25 pessoas no tour da Obs, não achei que isso tenha prejudicado. Preço: 18.000 pesos.
Achamos o passeio maravilhoso. Eles marcam um ponto de encontro de onde sai o ônibus para o lugar do tour, que é na casa dos astrônomos que te levam a um verdadeiro passeio pelo céu estreladíssimo do Atacama. Tudo começa com a astrônoma-guia explicando sobre estrelas, planetas, constelações, nebulosas,... Para facilitar a visualização, ela utilizava uma espécie de laser cuja luz chega ao céu. Depois de mais ou menos 1 hora, o tour passa para a parte da observação através dos telescópios. Aqui se gasta 30min. Terminamos em uma sala redonda, bebendo um chocolate quente e tirando as últimas dúvidas com o outro astrônomo, que é muito simpático. Depois retornamos à cidade. Dura em média 2h30.
Dica: o Chile se destaca como um dos melhores lugares para estudos astronômicos do mundo. O Atacama é um ponto tão perfeito para observação que é sede do projeto ALMA (Atacama Large Millimeter Array), que, em termos genéricos, visa mapear o universo de uma forma mais aprofundada. Trata-se de uma parceria entre a Europa, Ásia Oriental e América do Norte em cooperação com a República do Chile. Um tour astronômico no Atacama não é qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!