sábado, 2 de agosto de 2014

Atacama - Salar de Tara


30/05/2014

Felizmente o tempo melhorou e conseguimos fazer um dos passeios mais recomendados: o Salar de Tara. A estrada ficou fechada durante alguns dias por conta da neve. A liberação da pista ainda demorou um pouco. Enquanto esperávamos, o nosso guia Jorge, dono da Inca North, nos distraia com uma boa conversa. Muito simpático e falante, fez questão de ressaltar que conhecia muito bem a região e para ficarmos tranquilos com as condições do caminho.

Dica:Só para exemplificar aquela história de fazer os passeios com agências diferentes da que a gente contratou, o casal que estava conosco era da Grado 10, a mais cara e bem conceituada na internet. Ou seja, até ela faz essas trocas.


O visual da estrada emoldurado por montanhas e vulcões já é maravilhoso. Nossa primeira parada foi nos Monges de Pacana, que dizem serem os guardiões de Tara. São formações rochosas enormes bem interessantes. Lá tomamos o café da manhã ao lado da van. Café com leite ou chá, pão, manteiga, geleia, queijo, presunto e biscoito. Ventava muito. 
Dica: Não há banheiro em nenhuma parada. O banheiro é atrás das pedras. (Carlos: Fazer pipi é complicado até para nós homens. Pode apostar.).

Essa era a figura mais impressionante. Parecia mesmo um rosto esculpido na pedra.
Dali, seguimos por entre dunas. Lembra um pouco aqueles passeios do Nordeste (com emoção). Quando chegamos ao conjunto de pedras que chamam de Catedral de Tara que tivemos noção da beleza do lugar.


Nesse ponto se descortina uma lagoa com flamingos e outros pássaros. O local também é uma reserva.



Após uma pequena caminhada às margens da lagoa, voltamos à van para almoçar.


Como ventava muito, almoçamos lá dentro mesmo. Frango assado, arroz, ervilha, atum em lata e banana de sobremesa. Embora fria, a comida estava boa. 


Retornamos pelo mesmo caminho.


Pegamos neve na estrada espalhada pelo vento, mas não tivemos problemas.


Ainda paramos para tirar fotos de um lago congelado e do vulcão Licancabur.

No inverno pode-se patinar sobre o lago congelado.


Foi um dos melhores passeios. Uma despedida em alto estilo.

01/06/2014

Dia da despedida. Na hora combinada a Licancabur foi nos buscar. Chegamos adiantados no aeroporto e a Lan perguntou se gostaríamos de antecipar o voo. Achei muito legal por parte da empresa. Ganhamos mais 1h em Santiago, outro destino imperdível no Chile.
Mesmo acordando cedo, passando frio, sentindo a altitude, enfim, apesar de todo perrengue o Atacama é um lugar muito especial, com um cenário único e paisagens de tirar o fôlego. Vou sentir saudades.

Quer saber mais? Acesse os outros posts

Salar do Atacama, Lagunas Chaxa e Tebenquiche.

Leia antes de embarcar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!