domingo, 15 de março de 2015

Camboja - Grande Circuito de Angkor



Hoje foi dia de conhecer os templos do grande circuito de Angkor e o Beanteay Srei, fora da cidade. 
No caminho para os templos.
Conhecemos 6 templos no circuito. Nosso guia, embora simpático, não falava um inglês muito claro. Isso prejudicou um pouco, mas deu pra aprender alguma coisa. Talvez seja interessante pesquisar na internet por um guia indicado. Gosto do Trip Advisor para achar esse tipo de serviço.

Dica: Como faz muito calor nessa região, optamos por um carro com ar condicionado para esse passeio que era mais longo. Foi bem mais confortável do que se fosse com um tuktuk.

O primeiro que visitamos foi o Phrea khan. Segundo o guia, tem o mesmo estilo do Ta Phrom, que é mais famoso porque foi locação dos filmes Indiana Jones e Tomb Raider. É plano, o que significa que era frequentado pelo povo. 



Foi um dos maiores que visitamos e também possuía várias apsarás em relevo (espécie de divindades representadas como dançarinas). 

Escondida no meio das ruínas




Aqui as árvores já tomaram várias partes do templo. Não foi apenas a natureza que o destruiu. Guerras e o Khmer Vermelho também contribuíram. Até os vietnamitas vieram se esconder aqui e lutaram com os americanos entre os templos, segundo o guia.






Esse senhorzinho simpático, segundo o guia, era um tipo de religioso que fica nos templos pedindo uma ajuda. Em troca ele te dá uma pulseira de linha e faz uma espécie de benção. Não houve insistência para que contribuíssemos. Se a história é verdade ou não, nunca saberemos. Só sei que ele ficou feliz com o dinheiro e nós com a linda foto e nossa pulseirinha. 


O templo seguinte foi Neak Pean. Fica no meio de um pequeno lago. Cada lado possui uma escultura de animal representando um elemento. O elefante é água, o leão acho que é terra e os outros não me recordo. Simples em relação aos demais.


No templo de Ta Som cada portão trazia no topo quatro faces de Buda, cada uma virada para um ponto cardinal. Segundo o guia, elas significam igualdade, caridade, simplicidade e mais uma característica que não lembro.





East Mebon é um bonito templo com torres em forma de lótus, com elefantes em cada canto e leões no alto das escadas de cada face do templo.





Infelizmente, esta é a única foto que temos.
No caminho para o templo de Banteay Srei, paramos em um restaurante para almoçar. Lugar simples, mas arrumadinho. Provei o famoso Amok, que é uma espécie de caldo com cebola, cenoura e frango. Escolhi a opção que vem dentro de um coco. Mas parece que o tradicional vem na folha de bananeira. O molho é levemente apimentado. Delicioso!

Phre Rup é um templo grande, com torres em forma de flor de lótus e alto. Aqui você pode subir ao 2o andar. Não está muito preservado, mas dizem que o pôr do sol é lindo aqui.



Ta Phrom é um dos mais famosos, pois foi locação para vários filmes de Hollywood. Ele está sendo tomado pelas árvores, que não chegam a destruí-lo e parecem se integrar a ele. É um visual de filme de Indiana Jones mesmo. Muito legal!



Uma coisa interessante que vimos é que vários países “adotaram” templos e financiam a restauração deles. Índia, Japão, Alemanha e França são alguns deles. Olha que legal a foto com um templo totalmente em ruínas e o do lado restaurado.





O templo restaurado
Como amanhã vamos assistir ao nascer do sol em Angkor Wat, resolvemos usar o voucher que ganhamos para jantar no hotel. O jantar estava super gostoso e ainda tinha um show de dança típica bem bonitinho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!