quarta-feira, 25 de março de 2015

Tailândia - Railay Beach




De Siem Reap, no Camboja, fomos para as praias ao sul da Tailândia. Após uma escala em Bangkok, onde tivemos que passar novamente pela Health Control e pela imigração (preencher os mesmos papéis também), chegamos em Krabi.

Dica: Para chegar na região litorânea banhada pelo Mar de Andaman você tem duas opções de aeroportos: Puket e Krabi. As duas cidades servem mais como base para quem quer fazer os passeios pelas praias e ilhas do entorno. A maioria das pessoas segue para a ilha de Phi Phi, que pode ser alcançada através ferry boat ou speed boat que partem de ambas as cidades. Optamos pelo aeroporto de Krabi. Nessa região achei duas praias interessantes para hospedagem à beira mar. Aonang, que é mais estruturada e de fácil acesso a partir do aeroporto de Krabi (ônibus ou táxi), e Railay, que fica em uma vilinha rústica, com rua de areia e acesso somente de barco (long tail a partir de Krabi ou Aonang e ferry boat desde Phi Phi e Phuket). Railay pra mim foi paixão a primeira foto e acho que a escolha foi perfeita. Mas há outras ilhas e praias paradisíacas por toda essa região, pesquise e escolha a sua. Esse site pode ajudar: http://www.gokohphiphi.com/

Planejávamos pegar um táxi até o porto de Aonang, que é de onde partem os long tails para Railay West, mas optamos pelo ônibus que era bem mais barato (150 pp X 600 taxi). Também há vans que fazem o trajeto. Dá pra chegar a Railay  pelo porto de Krabi com desembarque em Railay East (30min. estrada + 45min. long tail). Como nosso hotel era em Railay West, optamos pelo porto de Aonag (1h estrada + 15min. long tail).

Dica: Nos organizamos para deixar uma das malas no guarda volumes, pois a ida para Railay é em long tail e não existe píer em Railay West, o desembarque é na água mesmo. Qual não foi nossa surpresa ao descobrir que o guarda volumes do aeroporto era nos fundos de uma pequena venda de bebidas. As malas ficavam entre o estoque da vendinha. As funcionárias falavam muito mal inglês. Surreal! Sem opção, deixamos nossa mala lá, na base da confiança e da esperança (100BHT por dia). 


Guarda volumes

O ônibus era muito antigo, com um ar condicionado fraquinho e as malas iam na frente, ao lado do motorista, em cima do motor.  Estava lotado com gente do mundo todo.



Medo das malas caírem.


Apresentando Railay Beach



O ônibus tem uma parada em frente ao local de onde partem os barcos. Você paga a passagem em uma bilheteria (200BHTpp) e segue pela areia até o long tail. Colocar a mala no barco é um exercício. O barco ia na maior velocidade, jogando água na gente. No casco tinha umas frestas por onde passava água para onde estavam as malas. Deu medo, mas chegamos bem. 


Você é quem retira sua bagagem

E que chegada! O lugar é lindo! A praia em forma de ferradura é cercada por um paredão rochoso nas laterais. Em um dos lados você vê uma montanha de pedra emergindo da água. Parece que foi colocada ali caprichosamente pela natureza. O mar uma piscina de água morna. Chegamos na Tailândia das propagandas de turismo. E é tudo aquilo mesmo.

Nós hospedamos no Sand Sea Resort. Longe de ser um resort, mas o hotel em si era bonito e com uma boa estrutura (duas piscinas, restaurante, aluguel de caiaque). O problema era a equipe do hotel. Salvo o carregar de malas, todos antipáticos. O quarto standard era ruim, com aspecto de sujo. Pagamos mais 1000BHT a diária para mudar para o quarto superior. Que diferença! O café da manhã também era fraco. O problema é que tem poucos hotéis em Railay, principalmente no lado West onde fica a praia. Mas acho que dá pra conseguir algo melhor.


Vista do quarto

Dica: Esse lugar tem uma peculiaridade, a maioria dos hotéis e comércio de Railay West pertence a muçulmanos. Por isso, ao entrar nesses lugares a maioria das pessoas deixa os sapatos na porta em respeito aos hábitos locais. Um inconveniente é que muitos hotéis e restaurantes não vendem bebida alcoólica, mas você pode levar a sua e consumir no local. Havia um mercado na vila que vendia cerveja, embora o proprietário fosse muçulmano.

Chegamos na hora do pôr do sol, que é um evento aqui. Que coisa linda! Um dos mais bonitos que já vi com certeza. Para guardar na retina.



Dica: Railay é um lugar mais vendido como passeio do que para estadia. Então, durante o dia você vai ver muito turista. Já no pôr do sol a praia fica só para os poucos privilegiados que resolveram passar uns dias por lá.
 
Jantamos em um restaurante bonzinho na Walking St, a ruazinha principal e única de lá, o Local Thai. Comemos um peixe assado com um molho maravilhoso.

Dica: Os restaurantes ficam no meio da trilha que liga os lados East e West de Railay. Você tem que passar o mercado e seguir a trilha. Nas praias os restaurantes ficam com os peixes e frutos do mar expostos na porta, como em alguns lugares no Nordeste. Você escolhe o que quer e paga pelo peso. 


Pra terminar o dia, sentamos nas esteirinhas com lamparinas coloridas de um bar super charmoso em frente à praia, pedimos um drink e ficamos curtindo o visual sob um céu super estrelado. Inesquecível! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!