domingo, 29 de março de 2015

Tailândia e Camboja - Leia antes de embarcar



Depois que você já decidiu o roteiro, transporte e hospedagem, chegou a hora de saber outras informações super importantes para sua viagem.  

Visto: a Tailândia não exige visto para brasileiros em viagem de turismo por até 90 dias. Basta um passaporte com no mínimo 6 meses de validade. Informações sobre outros tipos de visto: http://www.thaiconsul.com/pr/visto/faq
O Camboja exige visto, mas este pode ser feito no momento da entrada no país no próprio aeroporto. Nós fizemos no aeroporto de Siem Reap e foi tranquilo. Para saber os detalhes, clique aqui.
A fila para a imigração.

O aeroporto é bem pequeno.
E simples também.
Vacina: Ambos os países exigem vacinação contra a febre amarela comprovada por meio do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP, emitido pela ANVISA. Quando fiz, tomei a vacina em um posto de saúde e levei o comprovante de vacinação no Centro de Orientação para a Saúde do Viajante da ANVISA no aeroporto do Galeão um pouco antes de viajar e eles deram o CIVP na hora. Dá uma olhada no site: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/centros.pdf

Clima: tropical, úmido e quente. Lembra muito o clima do norte do Brasil. É um calor que te faz suar o tempo todo. Na região norte da Tailândia (Chiang Mai) é mais fresco.

Roupa: salvo no norte da Tailândia, que um casaquinho leve é bem vindo, no resto do país e no Camboja o que predomina é o calor. O único cuidado que se tem que tomar é com o dress code exigido para entrar nos templos: ombros e pernas (até o joelho) cobertos. Até para visitar as ruínas de Siem Reap nos recomendaram isso. Nós levamos calças-bermuda ( bermudas que tem zíper nas pernas para que se possa transformá-las em calças cargo). Mas eu não compraria uma só pra isso. Homens podem usar uma bermuda mais longa. Acho que para as mulheres a melhor opção é levar uma canga na bolsa e usar uma blusa leve com manga. Em muitos templos eles alugam a roupa ou até emprestam.
  
Moedas: Na Tailândia a moeda é o Baht e no Camboja, o Riel. O ideal é levar dólar e trocar lá (há diversas casas de câmbio onde só exigem a carteira de motorista para registro, portanto, não precisa levar o passaporte). Para ver o câmbio: http://www.xe.com/pt/currency Em breve faremos um post falando mais sobre o gastos dessa viagem.

Idiomas: Tailandês e cambojano. Na maioria dos lugares turísticos você se vira bem em inglês.

Comida: muito se fala da gastronomia asiática, principalmente da tailandesa. A comida realmente é muito boa, mas bem apimentada. Se você não gosta é só pedir sem. Ainda assim se não te agradar, você não vai ter problema em encontrar opções ocidentais na maior parte dos lugares. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.  

Compras: Bangkok tem shoppings enormes e mercados de rua. Um dos seus produtos mais famosos é a seda.

Shoppings - Siam Paragon, Center Mall e MBK são os mais conhecidos. Eles têm as principais marcas internacionais. O MBK é mais popular. Dá uma olhada nesse site: http://www.bangkok.com/top10-shopping-malls.htm

Fila para entrar na Chanel.


Marcas famosas.
Mercados de rua - só estive no Asiatique (que adorei), mas há vários espalhados pela cidade. Gostaria de ter ido no Chatuchak também, mas como só funcionava fim de semana não consegui. Não se esqueça dos mercados flutuantes e do trem. Vale a pena contratar um tour para conhecê-los. Veja os melhores aqui: http://www.bangkok.com/shopping-shopping-after-dark.htm

Para comprar seda: a casa de Jim Thompson, um americano que fundou uma das maiores empresas de fabricação de seda da Tailândia. Hoje a propriedade funciona como museu e tem uma loja com produtos de ótima qualidade.

O Camboja é conhecido pela qualidade de sua seda e tem um rico artesanato. A esculturas em madeira e pedra se destacam. Em Siem Reap há vários mercados noturnos no centro da cidade. Mas para comprar artesanato de qualidade, acho melhor ir na Angkor Handicraft Association, que é bem recomendada. Fica um pouco longe da cidade e por isso não fui, mas no aeroporto eles têm uma loja na área de embarque. Outra opção legal é a loja do Weaves of Cambodia, no Centro de Visitantes do Angkor Hospital for Children, em Siem Reap mesmo. Trata-se de uma organização que emprega pessoas sobreviventes de acidentes com minas terrestres (http://www.weavescambodia.com/). Parte do lucro é revertido para o hospital. 

Nos dois países você vai achar muitos vestidos, calças, saias e cangas em tecidos leves estampados com ótimo preço.

Dicas práticas:

Cuidado com o calor. Não esqueça de levar protetor solar e um boné ou chapéu. Nós somos bem preocupados com essa questão do sol, então levamos camisas com proteção UV para usar nos passeios de barco, que geralmente duravam o dia todo.

Altar em homenagem à filha do Rei da Tailândia.
Na Tailândia vigora uma monarquia constitucional, onde o primeiro-ministro é o chefe de governo e o rei o chefe de estado. Mas em 2014 os militares tomaram o poder por conta de uma crise política. Segundo uma guia que nos acompanhou, o que gerou isso foram sucessivos escândalos de corrupção no governo da primeira ministra do país. Desde então o país é governado por uma junta militar, a qual permanecerá até a redemocratização do país. Apesar disso, o clima por lá é muito tranquilo, não tivemos a mínima sensação de insegurança em momento algum ou qualquer tipo de problema relacionado a isso. A figura do rei e de sua família é vista em todos os lugares em grandes fotos e falar mal do monarca é crime.



A religião budista é muito forte tanto na Tailândia quanto no Camboja. Portanto é importante respeitar seus templos, imagens e crenças. Além disso, eles são extremamente supersticiosos. Não se espante com os milhões de amuletos nos carros.

A forma de cumprimento em ambos os países é postando as mãos em frente ao peito, como se fosse rezar, acompanhado de um leve inclinar de cabeça. E quando estiver na Tailândia não deixe de falar "SAWADEE KA(P)!". Acrescente um pequeno sorriso que fica perfeito.

Se for fazer passeios em fazendas de elefantes, procure saber se ela não maltrata os animais para domá-los.  Pesquisei algumas e a única que me pareceu fazer um trabalho realmente sério foi a Elephant Nature Park (http://www.elephantnaturepark.org/). Lá não há passeio em elefantes ou apresentações. Trata-se de um centro de resgate e reabilitação de animais. Você interage com os elefantes, mas no máximo pode participar do banho deles. Fica em Chiang Mai e necessita de reserva. Só não visitei o parque porque meu roteiro não incluiu o norte da Tailândia. Mas você pode dar uma olhada nos comentários do Trip Advisor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!