quarta-feira, 30 de março de 2016

Puerto Varas - Saltos de Petrohue, Lagos Todos os Santos e Osorno.


 O caminho é um espetáculo a parte.

Alugamos um carro por dois dias para ter mais liberdade. Pedimos indicação no hotel e conseguimos um modelo completo por 25.000 pesos a diária*, o mesmo preço que pagamos em Pucón por um básico. Ainda fechamos o transfer para o aeroporto no dia da entrega do carro por 10.000 pesos (um táxi seria 20.000 pesos)*.

Dica: Se você preferir, há empresas que fazem os principais passeios. A Turistour é a mais conhecida. 


Nossa primeira parada foi nos Saltos de Petrohué. Aqui aquela expressão "o caminho é o destino" cai como uma luva. A estrada é de uma beleza ímpar, segue margeando o lago em meio a muito verde e com a vista dos vulcões como companhia constante. Dá vontade de parar toda hora para fotografar ou apenas contemplar. Existem vários mirantes e praias pelo caminho.



Difícil é manter o olho na estrada.
É uma estrada onde se deve dirigir bem devagar para curtir o visual.
E que visual!!!!


Dica: é muito fácil dirigir por aqui, estrada é ótima e bem sinalizada, mas vale a pena baixar o mapa offline no Maps para calcular as distâncias e se planejar melhor.

Logo após passar pelo portal do Parque Vicente Rozalés, você vai ver a entrada para os saltos à direita.



Dica: há algumas trilhas no parque. Se quiser mais informações pare no portal e fale com o funcionário que fica na guarita ao lado. Lá tem um mapa com as trilhas. Tire uma foto para se guiar.

O acesso é gratuito, mas o estacionamento (há placa indicando) custa 1.000 pesos*. Você entra em um prédio alto onde há uma lanchonete e algumas lojinhas. No início da trilha você encontra banheiros públicos. São três trilhas. Fizemos as duas mais curtas. Uma te leva aos saltos. São passarelas sobre um rio que passa entre pedras vulcânicas. Em um ponto elas formam uma cochoeirinha e o vulcão Osorno fica atrás. Nessa época havia pouca água, mesmo assim o visual é lindo.




A outra trilha leva a um pequeno lago e ao rio. É bonita, mas não diria que é imperdível. Só faça se estiver com tempo.

Seguindo a estrada você chega ao Lago Todos os Santos. Aqui a paisagem é mais linda ainda. O lago é cercado de montanhas e vulcões e ao fundo você vê a fronteira com a Argentina. 

A lama na estrada parecia ser uma mistura de terra com cinzas vulcânicas da última erupção do vulcão.
A estrada que leva ao lago tem cenários de tirar o fôlego.
Não deixe de fazer o passeio de barco. Custa 20.000 pesos* o passeio privado ou 5.000 pesos por pessoa* a partir de 4 passageiros. Basta esperar um pouquinho que logo chega gente para compartilhar o barco. O estacionamento público é gratuito. Chegando ao pequeno píer do lago, entre à esquerda na rotatória e siga as placas. Fica a uns 5min. de caminhada.



Tem estacionamento.
Tem que andar um pouco, mas o visual faz valer a pena.


Local do embarque.

A Argentina tá logo ali, pertinho daquele vulcão ao fundo.


Águas límpidas e esverdeadas.
Dica: para quem vai fazer o Cruce Andino esse passeio é dispensável, pois o caminho passa pelo lago.
Dica 2: existe um passeio de dia inteiro que te leva até Peulla, na metade do caminho para Bariloche. O passeio de barco vai ser mais completo, mas você terá que passar umas horas em Peulla, que alguns gostam e outros dizem que é o tipo de lugar "pega turista", sem muita estrutura e com uma única opção de restaurante. Como não fui, não posso dar minha opinião. Dê uma olhada no Viaje na Viagem que eles te explicam direitinho.

Na estrada de volta paramos em um restaurante chamado Don Salmon. Como o nome sugere, a especialidade é o peixe, mas eles trabalham no sistema de buffet a preço fixo (13.800 pesos pp*) com churrasco e sobremesa incluídos. O salmão estava ótimo e a picanha não decepcionou. O resto era normal. Vale se você estiver com bastante fome. Fica na beira do lago e atrás tem um parquinho e uma praia com uma bela vista do Osorno.




* Valores atualizados em abril de 2016.

2 comentários:

  1. Oi pessoal. Estou pensando em fazer a mesma coisa que vcs, ou seja, sair de carro de puerto varas e chegar até o lago todos los santos. Porém não queria ir até Peulla. Li em outro site de um passeio até uma Isla. Vcs saberiam se tem outras opções pra contratar ali mesmo na boca do lago excluindo Peulla?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você deve estar falando da Isla Margarita. Acho que dá para contratar lá na hora o trajeto até a ilha sim. No pier ficam vários barcos aguardando os turistas. Basta negociar com um deles o seu passeio. Se quiser dividir o barco com outras pessoas, vai ter que esperar um pouco. Mas a região é linda e, enquanto espera por mais gente, você fica curtindo o visual do lago. Fique à vontade para perguntar. Abs.

      Excluir

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!