domingo, 3 de abril de 2016

Pucón - Parque Villarica, Saltos la China e del Leon e visita à base do vulcão.

Resolvemos alugar um carro para conhecer o Parque Nacional Villarica, na fronteira com a Argentina. Alugamos na Kilometro Libre Pucon. Pagamos 25.000 pesos a diária para um carro básico e tivemos um desconto de 10% para pagamento em dinheiro.

No caminho passamos em duas cachoeiras, Salto la China e Salto del Leon. Elas ficam em propriedades privadas praticamente uma ao lado da outra. A entrada é paga, 2.000 pesos pp em cada. O chato é a estrada até lá, saindo da principal você segue por 10km de estrada não pavimentada. A região é muito bonita, com pastos muito verdes e montanhas ao redor.

* Valores atualizados em abril de 2016.





Salto la China




A estrada que leva ao parque já é um espetáculo, passando entre mata, montanhas, lagos e vulcões. O Lánin, metade do Chile e metade da Argentina, é o vulcão mais imponente da região. Ainda que você não goste de trilha, há vários mirantes pelo caminho. Perto da fronteira tem uma placa na estrada que indica a entrada do parque. Logo após, você vai ver o receptivo do parque à esquerda, onde há banheiro e um painel com o mapa das trilhas. Tire uma foto do mapa para você se guiar. 






O visual é lindo.


Resolvemos fazer a trilha dos Lagos Andinos. Seguindo a estrada você vai ver um grande lago do lado esquerdo. No fim dele há um local para estacionar. Esse lago é o início da trilha no mapa, que continua do outro lado da pista. 


Seguimos a trilha rosa (Sandero Lagos Andinos) até a Laguna Huinfiuca.
O funcionário do parque que nos atendeu lá no receptivo disse que a parte da trilha que levava à Laguna Plato não estava segura, por isso deveríamos seguir para a laguna Huinfiuca direto. A trilha é bem tranquila, só há uma pequena parte mais íngreme.








Em alguns pontos a sinalização é precária, mas é só procurar que você encontra uma indicação.


Para um lado e para um outro.
Boa sinalização.


Com detalhes importantes.


Às vezes, quase imperceptíveis.












O trecho mais legal é quando você avista o vulcão Lánin em meio as árvores.



Após uma hora de caminhada chegamos ao lago. Ele é cercado pela mata e sua água tem várias tonalidades. Siga para a direita, de quem está de frente para o lago, que você conseguirá ver o vulcão Lanin ao fundo. Muito lindo!



Na volta resolvemos subir de carro até a Estação de Esqui do vulcão Villarica. São 10km de estrada não pavimentada com boa parte inclinada. A estrada é péssima, cheia de pedrinhas e "costelas". Estávamos em um carro pequeno que não era novinho. Com calma e sem pressa você chega. Fomos no fim da tarde. A vista é linda e dá pra caminhar por lá.


Carcará




Dica: Fora da temporada de inverno o teleférico só funciona pela manhã para o pessoal que vai subir o vulcão. Isso quando o vento permite. Aliás, tudo fica fechado, inclusive os banheiros.

Jantamos no restaurante Trawen. Eu comi um risoto de frutos do mar e o Carlos uma carne. Gostosos, mas bom mesmo estavam o Ceviche de entrada e o pisco sour.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!