segunda-feira, 7 de novembro de 2016

3 PASSOS PARA MONTAR UM ROTEIRO INCLUINDO VÁRIAS CIDADES


Essa pra mim é uma das partes mais difíceis de organizar esse tipo de viagem, pois você tem que ler muito sobre o assunto para saber quais as atrações turísticas do lugar te interessam e quanto tempo você vai gastar para visitá-las. Você ainda tem que coordenar toda logística de locomoção com os melhores dias para estar em cada cidade. Falando assim parece um bicho de 7 cabeças, não é? Mas não é não. Se você tiver tempo e disposição para estudar bem o destino dá pra planejar um roteiro quase perfeito.
Vou deixar aqui os três passos básicos que eu uso:

1) Tornar-se um expert sobre o destino. Como já disse, sua primeira tarefa deve ser ler muito sobre o assunto. Use todos os meios disponíveis: sites, blogs, revistas, guias, converse com pessoas que já foram, enfim, absorva tudo que puder. No começo vai ficar um pouco confuso, mas conforme você for se familiarizando com os nomes dos lugares e das atrações turísticas, vai ver que montar o roteiro será fácil e prazeroso.

 2) Escolher as cidades que servirão de base para sua viagem. Ou seja, onde você vai dormir. Aqui leve em conta a estrutura de serviços e a proximidade para os locais que você quer conhecer. Verifique também se a locomoção entre as cidades é viável e qual o melhor meio de transporte disponível.

3)  Definir as atrações a visitar e distribuir pelos dias de viagem. Para isso você tem que levar em conta a média de tempo que se gasta em cada atração, incluindo o deslocamento e a fila para entrar. Também depende muito dos seus gostos pessoais. Eu gasto bastante tempo em museus e conheço pessoas que só dão uma olhada rápida nas principais obras. Quer dizer, no meu roteiro eu colocaria um dia inteiro no Museu do Vaticano, por exemplo, enquanto que para outras pessoas 4 hs seria mais que suficiente. Feito isso já dá para saber quantas noites você deve reservar em cada cidade base.

Depois de seguir esses passos, você já saberá o local de chegada e de partida, quantas noites vai ficar em cada cidade, o meio de transporte para se locomover entre uma e outra e as atrações mais concorridas que exigem compra antecipada de ingressos. O passo seguinte é tirar esse roteiro do papel e começar a materializar a viagem.

Próximo post: Da teoria à prática - Fazendo as reservas. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!