terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Curaçao - leia antes de embarcar

Cartão postal de Willemstad.

💰 Moeda: a oficial é o florim, mas o dólar é aceito em quase todos os lugares. O troco muitas vezes é dado em florim e a cotação que eles utilizam é boa.

👅 Idioma: holândes e papiamento (uma mistura de várias línguas inclusive português) são os idiomas oficiais, mas muita gente fala espanhol e inglês também.

👮 Imigração
Visto: brasileiros não necessitam de visto, basta apresentar passaporte válido, passagem de retorno e comprovar que possui condições financeiras de se manter no país durante a estada. Na verdade o oficial da imigração não pediu nada disso, apenas o passaporte e o cartão de imigração fornecido no voo. Respondemos as perguntas usuais, como propósito da viagem, tempo de estadia, hotel, e fomos liberados. Quem tem passaporte europeu, americano ou canadense pode preencher o ED Card on line (cartão de imigração) e passar direto pelos eGates. Mais informações no site: http://www.curacao.com/en/directory/plan/getting-curacao/online-ed-card/

Vacina: o país exige para viajantes brasileiros a vacinação contra a febre amarela, o que se comprova mediante a apresentação do Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP). Para mais informações, clique aqui para acessar o site da Anvisa.
Para quem viaja de outros países, será necessário verificar se o seu local de origem está na lista da Organização Mundial de Saúde (OMS) de países com risco de transmissão da doença, pois Curaçao exige a vacinação para todos os viajantes originários desses locais.

☀Quando ir: o clima é ensolarado o ano inteiro, com temperaturas médias em torno de 30°C. Durante a noite costuma refrescar um pouco. Outubro, novembro e dezembro são os meses mais chuvosos, embora a temperatura continue elevada. Ele está fora da rota dos furacões. O Carnaval costuma ser animado e a alta temporada é nos meses de julho e agosto. Estivemos lá em setembro. Durante o dia muito calor, mas à noite a temperatura era mais agradável. Choveu um dia, mas só por algumas horas pela manhã.

📅 Quantos dias: muita gente combina Curaçao com Aruba e/ou Bonaire. Nesse caso, 3 dias são suficientes para conhecer as principais praias e passear pelo centro histórico. Para quem só vai ficar em Curaçao, acho que uma estadia de 5 a 7 dias é o ideal. Dá pra conhecer uma praia por dia, ficar lagarteando a vontade no sol, curtir o centro de Willemstad com calma e ainda fazer algum passeio alternativo.

✈ Como chegar: a partir do Brasil não há voo direto. A Avianca, via Bogotá, e a Copa Airlines, via Panamá, têm os melhores voos em termos de duração. Outra opção é a American Airlines, via Miami, mas o voo é muito longo.

🚕 Transfer aeroporto/hotel: alugamos um carro na Avis. No pequeno saguão do aeroporto há quiosques das principais locadoras.
Também há táxis e operadoras de turismo que oferecem o serviço. 

Aqui encontram-se todas as principais locadoras de Curaçao.
O carro nos serviu bem, pois cabia em todas as vagas que encontrávamos para estacionar.
Aqui você pega e devolve o carro.

👍 Dica: guarde florim ou tenha dólar trocado para pagar o abastecimento do carro ao devolver. Eles não aceitam cartão e dão o troco em florim mesmo quando você paga com dólar.

🏨 Onde ficar: para nós o melhor lugar é Piertemaai, o bairro da moda em Curaçao. Há alguns anos um processo de revitalização acontece por lá. Casas antigas foram reformadas e se transformaram em pequenos hotéis e restaurantes charmosíssimos. O bairro é todo colorido e a arquitetura dos prédios é linda. Fica perto do centro (10min de caminhada). Só não tem praia, pois a orla nessa parte da ilha é de pedra. Masmo que você não se hospede aqui, vá jantar ou tomar um drink na hora do por do sol em um dos hotéis a beira mar. Você não vai se arrepender. Se fizer questão de um hotel de praia e ao mesmo tempo quiser sair à noite para jantar, Jan Thiel é uma boa opção. Fica perto de Piertemaai e do centro. Agora se seu negócio é curtir o hotel, os melhores estão em Piscadero. O Centro seria uma opção cômoda, com acesso a todo comércio e uma boa variedade de restaurantes. 

👍Dica: Para quem vai com crianças, o complexo do Seaquarium é legal, pois tem uma grande praça de alimentação e oferece show com golfinhos. Outra boa opção é alugar um apartamento na ilha, além da comodidade, você ainda vai economizar com alimentação.

🚙 Locomoção: a melhor forma de conhecer a ilha é de carro. Algumas praias, as mais bonitas, ficam longe do centro. O trânsito é tranquilo e as estradas razoáveis. Faça o download do mapa de Curaçao no Maps para usar na versão off line. Funciona bem. Na maioria dos lugares o estacionamento é grátis. Só no centro, em Punda e Otrobanda, que o estacionamento é pago (1 florim por hora) e funciona com parquímetro.



Você tem que verificar o número da vaga onde estacionou o carro, pois ele vai pedir.


O pagamento pode ser feito em moeda, basta inserir uma moeda que ele vai te passar as instruções, ou cartão, nesse caso vá seguindo os comandos da tela até ele pedir que passe o cartão. Depois é só colocar o recibo no parabrisa do carro.
O táxi é caro e as vans que fazem o transporte da população não são confortáveis. Mas se você não quiser dirigir, também dá para contratar um tour pelas praias.

👍 Dica: Recomendaram muito no hotel a não deixar nada no carro, nem no porta-malas. Disseram que é comum quebrarem os vidros ou arrombarem a porta dos carros na ilha. Vimos muitos cacos de vidro no meio fio, o que parece confirmar a história. Melhor não arriscar, né?

🍴 Alimentação: embora seja fácil encontrar todo tipo de comida na ilha, os peixes e frutos do mar são a melhor pedida. Geralmente o atum era o peixe oferecido como prato do dia. Não tinha erro, sempre estava delicioso. Para uma experiência mais autêntica, almoce um dia no Mercado Velho, em Punda. Ele fica em um salão com mesas de madeira compartilhadas. Não tem ar-condicionado no lugar. Os restaurantes são bem populares e trabalham no sistema de prato-feito. A comida é boa, bem servida e o preço razoável. Mas só indicamos para quem não tem restrições com ambientes mais simples e rústicos. 

🏬 Compras: No centro de Willemstad há lojas de marcas famosas (Lacoste, Timberland, Victoria’s Secret, etc) e algumas interessantes como a Penha, para perfumes e cosméticos, e a Freeport, para relógios (dependendo do modelo, chega a ser mais barato que nos EUA). Tem uma loja de bebidas em Punda onde você pode provar os diversos sabores do licor Curaçao (o de chocolate é ótimo) e que vende charutos cubanos.












👍 Dica: o comércio abre 9:30h e fecha às 18h. Domingo nada abre.

Dicas práticas:

💱 Câmbio – todos os lugares aceitavam pagamento em dólar e quando davam o troco em florim a cotação era boa, então nem é necessário cambiar moeda.

🔒 Segurança – o único problema de segurança na ilha é o arrombamento de carro. Fomos avisados no hotel para não deixar absolutamente nada no carro, nem no porta-malas. Andávamos tranquilos pelas ruas e na praia deixávamos nossas coisas na cadeira. Não tivemos nenhum problema.

🐜Repelente – essencial, especialmente de outubro a dezembro quando chove mais.

🔌 Tomadas de energia - caso você viaje frequentemente para o exterior, um bom investimento é comprar um adaptador com múltiplas opções de tomada.


👟 Sapatilha de neoprene - em algumas praias o fundo do mar é coberto por pequenas pedras, o que atrapalha na hora de entrar. Existem umas sapatilhas de neoprene com solado de borracha que ajudam muito. Compramos as nossas no México (US$10), mas acredito que vendam em Curaçao. Dependendo do preço e da sua sensibilidade com os pés, vale a pena.

🍻 Para quem gosta de cerveja -  Curacao tem as principais cervejas consumidas na Holanda (Amstel, Heineken, etc.), mas é possível achar a Presidente, feita na República Dominicana, a mexicana Corona e a Polar. Todas muito boas, lembrando que os holandeses levam muito a sério a qualidade da cerveja que bebem.


Os preços nos restaurantes é quase o mesmo. Uma Heineken ou Stella Artois (todas originais da Holanda e da Bélgica) sai a USD 4,10 nas praias e USD 5 nos restaurantes. Curaçao tem vários mercados em muitos pontos da ilha onde você poderá achar todas elas pagando bem menos.

Quer saber mais sobre o destino? Acesse:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!