quinta-feira, 1 de março de 2018

Valle Nevado



Encravado nas Cordilheiras dos Andes, o Valle Nevado está cerca de  45 km de distância do centro de Santiago e a mais de 2500 metros de altitude (Santiago está 576 metros do nível do mar). É um passeio muito interessante mesmo para aqueles que não se interessam pelos esportes na neve, como é o nosso caso. Se você estiver por lá durante os meses sem neve, acredito que não valerá a pena, pois o encanto do lugar é justamente o ambiente de estação de esqui.
Quando ir: De julho a setembro é a época ideal para ver as estações nevadas. Dependendo do ano, também neva em junho e outubro. Um site legal com informações atualizadas e estatísticas sobre a previsão de neve na região é o On the snow.

Como chegar:

Carro: Se você quer ter liberdade, alugue um carro. Mas fique avisado que o caminho é estreito (em certos pontos só passa um carro) e recheado de curvas muito, mas muito, acentuadas, ou seja, quem dirige, não curte a paisagem.


 E, dependendo da época, pode haver gelo na pista.


Excursão:  Essa foi nossa opção e recomendamos. A viagem foi tranquila, não nos preocupamos com a estrada e paramos em todas as estações: Valle Nevado, El Colorado e Farellones (boa para crianças). Nosso guia foi o Maurício Stay (WhatsApp 56 9 8730 3750, www.centralvalleytours.cl), que é um chileno criado no Brasil. Fala português e inglês. Sempre disposto a ajudar, nos fez sentirmos muito seguros e satisfeitos com o passeio e o preço foi muito bom. Já indicamos para várias pessoas e só ouvimos elogios.

Shuttle: diversas empresas de turismo oferecem o transfer para o Valle Nevado. Elas te pegam no hotel, param em uma loja de aluguel de equipamento no caminho, te deixam na estação de esqui do Valle Nevado e voltam para te buscar na hora marcada. A opção mais usada por quem vai esquiar é o transfer da Ski Total, que parte da própria loja. Ela fica próxima à estação de metrô Escuela Militar (550m) e você pode alugar todo o equipamento lá mesmo. Eles saem diariamente às 8h durante a temporada de esqui. O serviço não funciona nos outros meses. Não necessita de reserva e eles levam para qualquer uma das 3 estações de esqui.

Para chegar no Valle Nevado gasta-se em torno de duas horas. O caminho passa por vias largas em uma região bonita da cidade. Pouco depois, você já avista o monte onde se localiza o Valle Nevado. Há uma parada no meio do caminho, antes da subida, em uma espécie de ponto de apoio, onde há farmácia, mercado (caso queira um lanche, água, etc) e uma loja que aluga roupas para uso na neve.


Embora fosse fim de maio, havia muita neve, pois uma nevasca tinha caído sobre os picos no dia anterior (sorte nossa), mas não vimos necessidade de locar todo o aparato oferecido (casaco, calça e botas impermeáveis). No meu caso, fui só para curtir o local, abrindo mão de praticar esportes ou mesmo brincar na neve, por isso aluguei somente calça e luvas (importantíssimo, uma vez que o gelo corta as mãos), enquanto a Susana alugou botas também (não esqueça que caso os seus pés molhem, eles podem até congelar na neve). Caso você esteja usando uma bota de couro cujo solado seja relativamente espesso, como era a minha, estará muito bem calçado.

Antes de chegar ao Valle Nevado, você passa por outras estações, destacando a Farellones. A estação de Farellones é a mais utilizada pelos chilenos nos fins de semana. Ela oferece diversas possibilidades de divertimento, como Tirolesa sobre a neve e o esqui sob bóia. 




Como havia neve, essas atividades estavam funcionando no dia. No entanto, como o movimento era fraco e o comércio local estava se preparando para os meses mais frios (julho e agosto), todo o resto estava fechado.


Chegando no Valle Nevado você percebe a diferença na estrutura. É um complexo grande onde há estacionamento (repleto de vans e ônibus de turismo, por sinal), lojinhas de equipamentos esportivos para a neve, restaurantes e hotéis. Aberto mesmo só o restaurante principal, o qual serve refeição e lanche. Você pode ficar dentro ou na varanda.




Dica: Aqui um detalhe. Estando nessa altitude (2.860m) é recomendável não abusar na alimentação, a qual deve ser leve, para uma boa digestão. Também evite bebida alcoólica. Nós não seguimos essa dica. Pedimos um prato com carne e após o almoço começamos a sentir muita dor de cabeça. Nada preocupante, pois assim que chegamos em Santiago passou. Mas acabamos não aproveitando muito o fim do passeio.

O local é bom para fotografar e mesmo caminhar na neve.




Por fim, cuidado ao caminhar no deck e escadas de madeira. Com a neve e gelo que acumulam no chão, você pode escorregar e comprometer sua viagem.

Por ser próximo a Santiago, rende um bom bate-e-volta. Para quem gosta de esquiar, melhor ficar uns dias no próprio Valle Nevado. Há várias opções de hospedagem no lugar.

Seja qual for seu objetivo, esse é um passeio imperdível (desde que haja neve). A paisagem é deslumbrante e a neve é sempre uma grande diversão.


Para mais informações acesse o site oficial do Valle Nevado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!