quarta-feira, 2 de maio de 2018

Paineiras com visita ao Corcorvado



A trilha das Paineiras

Umas das vias que leva até Morro do Corcovado chama-se estrada do Redentor. Além de belos mirantes, ela possui algumas duchas naturais no percurso. Nos fins de semana e feriados o trecho entre o Centro de Visitantes do Corcovado e a estrada do Sumaré fica fechado para carros e vira uma grande área de lazer, onde você pode caminhar, correr, tomar uma ducha, andar de bicicleta, skate, tudo isso respirando ar puro e tendo como pano de fundo a encantadora paisagem que se revela entre as árvores ao longo do caminho. Quem frequenta o lugar não usa o nome estrada do Redentor, mas sim Paineiras. 


A parte da estrada que serve de trilha tem 5km de extensão. Há alguns trechos um pouco íngremes, mas no geral ela é muito tranquila.  Fazendo com calma, parando para banho e fotos, você vai gastar de 1h30 à 2h. 


Local onde o pessoal faz rapel
Iniciando pelo lado da estrada do Sumaré, você vai passar por 3 duchas naturais até chegar ao Mirante Andaraí Pequeno, de onde se avista boa parte da zona sul da cidade com o mar ao fundo. O lugar perfeito para descansar e fazer um lanche. 




Após o mirante fica a última ducha da trilha. 


Um pouco depois você vai começar a avistar o Cristo Redentor lá no alto à direita, sinal de que você está no caminho certo. 



Nesse trecho vai ter uma subida um pouco mais íngreme, só para testar sua resistência. Não desanime! Mais uns 15min e você estará no Centro de Visitantes do Corcovado.

Fim da caminhada.
👉Dica: É comum encontrar macacos e outros animais pela trilha. Geralmente eles estão no alto das árvores, mas às vezes alguns macacos ficam mais próximos. Admire e fotografe, mas em hipótese nenhuma os alimente. Além de fazer mal para a saúde deles, há risco de você se machucar.

Como chegar: Siga pelo Alto da Boavista até a entrada da Floresta da Tijuca . Se você for pela Tijuca, logo que passar pela Praça Afonso Viseu (direita), onde fica o portão de entrada para a Floresta da Tijuca, entre à esquerda na rua Amado Nervo. Para quem sai da Barra da Tijuca, a rua Amado Nervo vai estar à direita após o posto de gasolina Shell. Há uma placa indicando Paineiras e Corcovado.

👉Dica: Durante o percurso até o Corcovado não há onde comprar nada. Também não há banheiro. Por isso se precisar comprar água, comida ou usar o banheiro faça um pit stop no posto. Lembre-se que são 5km de trilha.


Após a primeira curva a rua vira estrada do Redentor. Parece que você está fora da cidade. A paisagem é de serra e a temperatura começa a diminuir.
Após 3km você vai ver o Mirante Bela Vista do lado esquerdo. Esse é o único virado para a zona norte. Você avista o Maracanã, a Baía de Guanabara e em dias claros a cadeia de montanhas da Serra do Mar.

Visual de cair o queixo: Estádio do Maracanã, a ponte Rio Niterói e as montanhas ao fundo da baía da Guanabara.
Subindo por mais 1,2km (4,2km total) você chegará em uma bifurcação onde há uma cancela interditando a passagem para a estrada do Redentor, à direita. Seguindo em frente está a estrada do Sumaré. Nesse ponto começa a trilha. Você logo vai ver vários automóveis estacionados do lado esquerdo e uma pessoa que toma conta dos carros. O estacionamento é permitido durante os fins de semana e feriados.

Placa é o que não falta
👉Dica: a estrada é estreita e muito usada por ciclistas, por isso dirija devagar e com máxima atenção.

Funcionamento: Sábados, Domingos e feriados de 8h às 17h (até às 18h no horário de verão).

O que levar: água, lanche, toalha (se for tomar banho nas duchas) e repelente.

Como combinar a trilha com o Corcovado

Com carro e disposição

Deixe seu carro no estacionamento do início da trilha e siga até o Centro de Visitantes. Após conhecer o lugar e visitar a estátua do Cristo Redentor, volte pela trilha até o local onde estacionou o carro. É um passeio de dia inteiro, mas vale a pena se você gosta desse tipo de programa.

O sistema de Vaga Certa funciona lá também.
👉Dica: em dias quentes a trilha fica disputada. Quanto mais tarde você chegar, mais distante você vai ter que estacionar seu carro. Por isso se organize para chegar antes das 9h. Se quiser comprar o bilhete pela internet com hora marcada (aconselhável na alta temporada), calcule umas 2hs de trilha. Lembre-se que você deve comprar o bilhete com local de embarque Paineiras.

Chegando na trilha de táxi ou Uber
Caso você não esteja com carro próprio e quiser fazer a trilha inteira, pode ir de táxi ou Uber até o início da trilha. Infelizmente não há transporte público até lá. Você deve dizer que quer ir para as Paineiras (veja o mapa acima). Depois é só seguir o roteiro de quem foi de carro próprio, sendo que você não vai retornar pela trilha. No próprio Centro de Visitantes há um ponto de táxi e vans que te levam de volta.
👉Dica: uma opção para gastar menos com o transporte até o início da trilha é pegar o metrô até a estação Uruguai, na Tijuca, ou Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, e de lá pegar um táxi ou Uber.

Fazendo só metade da trilha
Escolha um dos meios de transporte disponíveis até o Centro de Visitantes e de lá siga pela trilha das Paineiras até o Mirante Andaraí Pequeno. Você vai ver uma pequena estrada fechada por uma cancela bem em frente à entrada do Centro de Visitantes. Aí começa a trilha. Você deve levar uns 30min (ida). Você pode visitar o Cristo antes ou depois da caminhada. No final do passeio é só pegar o transporte escolhido de volta. Como o tempo de visitação do ingresso é livre, dá para fazer o roteiro usando as vans oficiais do Parque para o trajeto até o Centro de Visitantes. Só se informe sobre o horário de retorno ao ponto de embarque da última van.

Mais informações no site do Parque Nacional da Tijuca: http://www.parquedatijuca.com.br//#map


Cristo Redentor e Paineiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!