segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Pedra Azul - Roteiro completo

A primeira coisa que você deve saber é que Pedra Azul é o nome de uma região formada pelas cidades de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.  O destino mais famoso das Serras Capixabas está há 2h de distância de Vitória.  O nome vem de um maciço rochoso que dizem ficar azul dependendo da luz e da hora do dia. Não vi o fenômeno, mas isso não diminui nem um pouco a beleza do lugar. Tenho certeza que você vai se surpreender com a paisagem e o charme dessa região adorada pelos capixabas e ainda pouco conhecida do resto do país.

O principal atrativo da região fica em Domingos Martins. É o Parque Estadual da Pedra Azul e suas trilhas. Imperdível! Clique aqui para ver o post com todas as dicas para visitar o parque. 


No entorno do parque o turismo cresceu trazendo pousadas e restaurantes charmosos. A maioria deles fica ao longo da Rota do Lagarto, uma estradinha estreita com visual de tirar o fôlego. 




A rota foi assim chamada por causa de uma pedra em forma de lagarto que parece caminhar na face dianteira do maciço de Pedra Azul.


Além do parque, vale a pena uma visita ao centro histórico de Domingos Martins, que guarda resquícios da colonização alemã na região. Não sobrou muita coisa. Você só vai ver alguns prédios e uma igreja da época. 



Uma outra parada obrigatória é na Cervejaria Barba Ruiva, que fica na entrada da cidade. Encontramos alguns capixabas durante a viagem e todos falavam dessa cervejaria. Gostamos do lugar e a cerveja é boa. Fica mais animado no fim de semana. Sábado costuma ter show.


Para quem quer curtir o agroturismo, Venda Nova do Imigrante é parada obrigatória. A colonização italiana deixou como herança uma rica gastronomia. Tanto que o produto típico da região de Pedra Azul é um embutido à base de carne suína chamado Socol, que foi inspirado em uma receita italiana. É uma cidade mais interessante para se hospedar não só pela proximidade com o parque. Como é uma cidade um pouco maior, os restaurantes e o comércio funcionam até mais tarde. Também é mais indicada para quem quer visitar as fazendas e sítios da região. O agroturismo gira em torno dela.

Leia antes de embarcar

Quando ir: em qualquer época você pode visitar o local, pois o clima é ameno o ano inteiro.  Como toda região serrana, a altíssima temporada acontece no inverno. Mas nas férias do início do ano (dezembro, janeiro, fevereiro) e nos feriados a cidade também fica movimentada. Não aconselho ir durante a semana fora da alta temporada, pois a maior parte do comércio local fecha.

Como chegar: a melhor opção é pegar um voo até Vitória e alugar um carro no aeroporto. A viagem leva 2hs e a estrada é boa. Só tem que dirigir com atenção, porque é mão dupla e passa muito caminhão.

Onde ficaras pousadas em torno da Rota do Lagarto são as mais bonitas e aconchegantes. Uma chama atenção em especial: Pousada Pedra Azul. Se você ainda não viu, com certeza vai se deparar em alguma publicação com a vista da Pedral Azul refletida na piscina da pousada. Isso acaba com qualquer concorrência. Nós ficamos no Hotel Lusitânia. É um hotel antigo, mas com quartos grandes e boa estrutura. O visual do entorno é bonito. Não é o tipo de hotel que eu gosto, pois prefiro lugares menores e mais aconchegantes. Mas não dá para dizer que seja ruim. O maior inconveniente foi que eles não aceitavam nenhum tipo de cartão. Tivemos que fazer uma transferência bancária. 
Vale dar uma olhada nas avaliações nos sites de busca de hospedagem.

Dica: Embora o parque esteja localizado em Domingos Martins, ele fica há 56km do centro da cidade, no distrito de Pedra Azul (oficialmente denominado Aracê). A estrada que interliga a região tem um grande fluxo de caminhões, o que torna a locomoção mais lenta. Você gasta cerca de 1h no trajeto. Por isso, se não der pra ficar em uma das pousadas próximas à Rota do Lagarto, melhor se hospedar em Venda Nova do Imigrante, que está há apenas 19km do parque.

Onde comer e beber: a oferta de restaurantes é boa. Não tivemos tempo de ir explorar muito essa parte, mas encontramos ótimas indicações no Trip Advisor.

Pedra Azul

Alecrim – esse restaurante é recomendado por todo mundo. Fica no fim da Rota do Lagarto em uma casa aconchegante rodeada por muito verde. Atendimento impecável e comida maravilhosa.





Domingos Martins

Cervejaria Barba Ruiva – muito recomendada pelo pessoal da região. A cerveja é boa e há várias opções de petiscos e sanduíches. Se puder vá no sábado, quando tem show á noite.


Venda Nova do Imigrante

Classic Pub – encontramos esse bar pelo Trip Advisor. É um dos poucos abertos até mais tarde. Fica dentro de um pequeno shopping. Lugar agradável e atendimento nota 10. Disseram que quando tem show fica lotado.




Dica: em Pedra Azul os bares e restaurantes fecham no máximo às 23h. Se você quiser curtir um barzinho até mais tarde a melhor opção é Venda Nova do Imigrante. 

O que levar: boné e protetor solar durante o verão e repelente sempre. 

Compras: a região tem investido muito no agroturismo. São várias fazendas abertas para visitação e com venda direta de produtos como queijos, embutidos, geleias, pastas e frutas. Não deixe de provar o socol, um embutido típico da região feito com carne suína. O produzido no Sítio Lorenção é famoso. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo e amiga viajante. Esteja à vontade para usar este espaço para comunicar-se conosco. Embarque conosco também!